quarta-feira, 18 de maio de 2011

História
Foi criada em 1935 por Marjorie Henderson Buell, conhecida como Marge. A primeira aparição da personagem foi numa charge que mostra a menina em frente aos noivos jogando cascas de banana no corredor duma igreja durante uma cerimônia de casamento. Suas charges, inteiramente desenhadas por Marge eram publicadas no jornal The Saturday Evening Post até 1945. Durante este período também foram lançados alguns livros com brincadeiras e passatempos com a personagem e seu amigo Bolinha para o público infantil. Em 45, foi lançada pela Dell Comics a sua própria revista em quadrinhos, com roteiros e desenhos de John Stanley. Após de algum tempo, Irving Tripp assume a parte artística, deixando Stanley apenas com os roteiros. Incialmente tentou-se manter os mesmos traços de Marge, mas com o tempo, ocasionou um visual mais simples, juntamente com o modo dócil e apaziguador. Luluzinha já teve diversos desenhistas, pois há pelo menos quatro estilos. Na década de 70, os direitos de publicação dos personagens para as revistas são vendidos para a Western Publishing Company. A revista foi editada nos Estados Unidos até 1984 pelas editoras Gold Key e Whitman, ambas editaram também títulos em quadrinhos da Disney e dos personagens de Walter Lantz.

Sobre a personagem
Luluzinha é uma menina muito esperta e teimosa, sua idade é entre 8 a 10 anos e gosta de aprontar várias peripécias, principalmente manter na linha seu amigo Bolinha e a turma do clube dos meninos. Lulu nas horas vagas inventa histórias de aventura enquanto toma conta do terrível Alvinho. Nas histórias sempre usa cabelos cacheados atrás e enrolados na frente, vestido e boina vermelhos, calção branco, e sapatos cor de caramelo.

Personagens
  • Bolinha - ("Tubby Tompkins") líder do grupo de meninos que têm como lema de seu clube a frase: Menina não entra! Bolinha sempre passa por sufocos e vem recorrer a Lulu,que sempre o ajuda. É apaixonado por Glória;
  • Carequinha ("Iggy Inch") é um dos amigos do Bolinha, da Turma da Luluzinha. Integra o Clubinho dos Meninos, junto com Juca e Zeca. É o irmão da Aninha e vive brigando com ela;
  • Zeca - ("Eddie Simson") integrante da turma do Bolinha, é às vezes atrapalhado e inteligente;
  • Juca - ("Willy Wilkins") integrante da turma do bolinha
  • Aninha - ("Annie Inch" ou "Magee") Melhor amiga de Lulu e irmã de Carequinha. Tem um cabelo bem espetadinho;
  • Plínio Raposo - ("Wilbur Van Snobbe") É o menino mais rico da turma, assim como os outros, é apaixonado por Glória. As vezes quer entrar para o clube do Bola, mas não consegue;
  • Glória - ("Gloria Darling") Menina esnobe da turma, sempre é perseguida pelos outros garotos;
  • Carlinhos - ("Chubby (Tompkins?)") Primo do Bolinha, é seu clone, só que menor. Sempre se mete em confusões;
  • Alvinho - ("Alvin James" ou "Jones") Menino a quem Luluzinha conta histórias a cada vez que o visita para tomar conta. É um pouco levado e desobediente;
  • Dona Marocas - ("Miss Feeny") a professora da escola da Turma da Luluzinha;
  • Dona Marta Palhares - ("Martha Moppet") mãe de Luluzinha;
  • Seu Jorge Palhares - ("George Moppet") pai da Luluzinha;
  • Aranha - ("The Spider") apelido usado por Bolinha quando atua como detetive procurando coisas perdidas para Luluzinha. O culpado era sempre o seu pai. Tem como lema "O aranha ataca novamente".
  • Mino - ("Sammi") amigo marciano do Bolinha;
  • Fifi - amiga da Lulu que mora em Paris;
  • Pobre Menininha - versão pobre da Luluzinha, geralmente aparece nas histórias contadas para Alvinho;
  • Bruxa Alcéia - ("Ol' Witch Hazel") tia da Bruxa Meméia,aparece nas histórias queLuluzinha conta para Alvinho;
  • Bruxa Meméia - ("Little Itch") sobrinha da Bruxa Alcéia, ambas estão sempre presentes nas histórias da Luluzinha;
  • Vovô Fracolino - ("Grandpa Feeb" ou "McFeeb") avô de Aninha e Carequinha;
  • Seu Miguel - ("Clarence McNabbem") é o bedel da escola, vive caçando os alunos que cabulam aula;
  • Turma da Zona Norte - ("The Westside Boys") liderada por Zico, é a gangue de meninos que atazanam a turma
Diário
O diário da Lulu é o principal quadro escrito nos gibis da Luluzinha, que contava histórias que acontecia com ela e sua turma durante um dia. Algumas histórias do Diário foram editadas em quadrinhos.

Desenhos
Foram produzidas algumas séries de desenhos animados com a personagem e sua turma.
A primeira foi gravada entre 1943 a 1948, pelo Famous Studios - divisão de desenhos pertencente a Paramount Pictures para o cinema, baseada nas charges de Marge. A série, assim como outras produzidas pelo Famous foram vendidas em 1955 para UM&M TV Corporation, que distribuiu os curtas para a televisão. Entre os anos 50 e 60 foram produzidos dois curtas com a personagem para a série Noveltoon, também da Paramount. Neles, contava com algumas participações do Bolinha.
Novos episódios foram produzidos com toda turma no Japão pela Nippon Animation entre 1976 e 1977 no formato Anime fazendo sucesso em alguns países da Europa e América Latina. Nos anos 70, o canal americano ABC exibiu uma série especial com as personagens.
A última série de desenhos foi produzida de 1995 a 1997 com nome The Little Lulu Show, que foi gravada nos estúdios da Cinar (atual Cookie Jar), esta exibida nos Estados Unidos pelo canal HBO Family.

No Brasil
Luluzinha e Bolinha apareceram em território brasileiro pela primeira vez nas revistas em quadrinhos publicadas pela editora O Cruzeiro em 1955[1]. As revistas fizeram grande sucesso e foram publicadas pela editora até 1972. A partir de 1973 passou a ser publicada pela Editora Abril, que lançou ao longo dos anos outros títulos com os personagens como: Almanaque da Luluzinha, As Viagens de Lulu e Bolinha, Lulu e Bolinha Especial, entre outros. No final dos anos 80, a Editora Rio Gráfica publicou um álbum de figurinhas com os personagens da turma. Já em 1989 a Abril lançou uma nova versão da revista, com novo grafismo e que circulou até 1994, ano que foi lançado As Melhores Histórias de Luluzinha e sua Turma, último título da série, que circulou até 1996.
Roberto Carlos e Erasmo Carlos compuseram a música "A Festa do Bolinha" que contava uma historinha com os personagens.
Nos anos 2000 a Editora Devir relançou em livros, as histórias em quadrinhos da personagem, originalmente produzidas em preto e branco.[2]
Os desenhos animados da turma foram inicialmente transmitidos na televisão brasileira pelo SBT nos anos 80 (série produzida no Japão). Desde a década de 2000, a Rede Globo vem exibindo eventualmente os curtas da série produzida no Canadá. A rede NGT, de São Paulo foi outra emissora que transmitiu os episódios dos anos 90 em sua programação até 2008. Além da Rede Record, nenhuma outra emissora brasileira exibiu os desenhos produzidos nos anos 40.
A distribuidora Video Brinquedo, recentemente lançou uma série de DVDs avulsos ou em box com os episódios da turma[3].
Em 2009, foi anunciada pela Ediouro uma versão adolescente da Turma da Luluzinha, o nome da série é Luluzinha Teen e sua Turma[4]
Em 2011, a mesma editora e o selo Pixel, a partir de Março iniciou uma nova revista mensal da Luluzinha, em formatinho (13,5 x 19 cm), contendo todas as histórias originais da heroína mirim (produzidas entre 1945 e 1984)[5]. A primeira edição veio com um brinde especial: um almanaque com passatempos e apresentação dos personagens. Todas as páginas são coloridas, tanto do almanaque quanto da revista. [6]
Segundo, o jornal Folha de São Paulo, a Ediouro comprou os diretos de publicação, após o fim do contrato da Devir[5].

 Popularidade

As personagens da turma no Brasil são bastante conhecidas atualmente, principalmente para quem já leu as revistinhas ou acompanhou os desenhos durante a infância. Principalmente entre os anos 50 e 90.
Mesmo com a alta popularidade de outras personagens femininas como Hello Kitty, Moranguinho e Pucca, na década de 2000, os fãs querem que um dia a personagem volte a fazer sucesso como antes, tanto com o relançamento de suas revistas como de produtos licenciados.
Do mesmo jeito, uma das expressões mais conhecidas e hoje relacionadas ao mundo desta turma é o "Clube da Luluzinha" que foi popularizada quando são realizadas reuniões particulares ou encontros somente entre mulheres, sem a presença dos homens.

 Curiosidades

  • Luluzinha nos Estados Unidos foi garota propaganda durante os anos 40 e 50 dos lenços de papel Kleenex. Nas embalagens, geralmente tinham jogos e passatempos com os personagens.
  • Nos anos 80, foi realizada uma promoção conjunta entre as indústrias Gessy Lever e a Editora Abril, em que na compra de uma caixa do sabão em pó OMO poderia trocar nos supermercados por revistas em quadrinhos. Entre as revistas participantes havia a da Lulu e a do Bolinha.
  • O Diário da Lulu estreou no Brasil na década de 70. Na revista de lançamento do quadro, vinha de brinde um caderno em forma de diário.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário